Papo de músico antes de tocar: “Qual é o tom da música?”.
Pois bem, quando falamos em “tom da música”, estamos de maneira genérica dizendo que uma nota é a principal e que as outras 11 notas musicais estarão relacionadas a essa nota de maneira harmônica. Dizer que o tom é Dó Maior, significa uma séria de coisas que irão orientar o músico para que entenda melhor o decorrer da música.
Não significa que a nota dó, neste caso, seja mais importante, mais “bonita”, ou que mereça maior atenção. Significa apenas que as demais notas devem estar submetidas a um relacionamento onde a tônica é a nota Dó.
Nenhuma nota é independente no sistema tonal, perante a nossa percepção auditiva todas elas são submetidas à nota que rege o centro tonal. Nem mesmo no sistema atonal ou modal, que são outras formas de organizar as 12 notas musicais, estamos livres de comparar as notas.
É imaturidade achar que uma nota pode ser independente perante todo um sistema de organização melódico-harmônico e é tolice tentar convencer sobre essa teoria equivocada, sob risco de prejudicar toda a melodia e harmonia da música e auferir o bem-estar dos ouvintes.
No final seja em uníssono, em terça maior ou menor, o acorde final terá a tônica como nota mais grave, a famosa posição fundamental. É isso que garante a nossa satisfação auditiva.
Pois bem, quando falamos em “tom da música”, estamos de maneira genérica dizendo que uma nota é a principal e que as outras 11 notas musicais estarão relacionadas a essa nota de maneira harmônica. Dizer que o tom é Dó Maior, significa uma séria de coisas que irão orientar o músico para que entenda melhor o decorrer da música.
Não significa que a nota dó, neste caso, seja mais importante, mais “bonita”, ou que mereça maior atenção. Significa apenas que as demais notas devem estar submetidas a um relacionamento onde a tônica é a nota Dó.
Nenhuma nota é independente no sistema tonal, perante a nossa percepção auditiva todas elas são submetidas à nota que rege o centro tonal. Nem mesmo no sistema atonal ou modal, que são outras formas de organizar as 12 notas musicais, estamos livres de comparar as notas.
É imaturidade achar que uma nota pode ser independente perante todo um sistema de organização melódico-harmônico e é tolice tentar convencer sobre essa teoria equivocada, sob risco de prejudicar toda a melodia e harmonia da música e auferir o bem-estar dos ouvintes.
No final seja em uníssono, em terça maior ou menor, o acorde final terá a tônica como nota mais grave, a famosa posição fundamental. É isso que garante a nossa satisfação auditiva.
30/04/2009
Rafael Ribeiro
bacharel em música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado
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